Sobre a Criatura


Quem nunca perseguiu um siri na praia? Quem nunca levou um beliscão no dedão do pé? Ah, e quem nunca comeu uma deliciosa casquinha de siri na beira do mar?
Bem, agora é hora de acompanhar as tirinhas de um sirizinho que curte uma boa praia e muita confusão!

E para que não sabe o que é um siri, é só lero "textinho abaixo", fonte: Wikipédia.

"Os siris classificam-se cientificamente como Crustacea (carapaça dura) Decapoda (dez patas) Brachyura (cauda reduzida) da família dos portunídeos.


A principal característica externa na qual o diferencia dos demais decapodas, que reúnem os siris e caranguejos é a modificação de seu último par de apêndices locomotores (patas), que assumem a forma de nadadeiras sendo assim, os siris possuem uma capacidade de maior locomoção de que seus "primos" caranguejos, que se limitam a vida em substratos como areia, rochas dentre outros. Por esse motivo, em alguns países como nos Estados Unidos, os siris são chamados de "swimming crab" (caranguejo nadador). Outras características externas que os diferenciam das demais espécies é o prolongamento longitudinal de sua carapaça, possuindo a forma de espinhos laterais bem pronunciados em algumas espécies e também a carapaça achatada, possibilitando uma melhor hidrodinâmica e exporação de tocas e afins."